Real Madrid Liga ACB
À frente praticamente desde o início, o Real se sagrou campeão espanhol diante do Baskonia. Foto: Arrizabalaga/ACB Photo

Na Fernando Bueso Arena, o Real Madrid venceu o Baskonia, por 96 a 85, fechou a série final em 3 a 1 e se sagrou campeão da Liga ACB. Apesar de ter começado a partida perdendo o primeiro período, a equipe comandada por Pablo Laso se recuperou, venceu os outros três e não deu chances ao adversário. Esta foi a 34ª conquista dos madrilenhos, que seguem no topo do país com larga diferença para o Barcelona, segundo, com 18.

Autor de 27 pontos, o ala Rudy Fernandes foi o cestinha do confronto e faturou o prêmio de MVP das finais com justiça. Outro destaque foi o argentino Facundo Campazzo, responsável por 17 e 7 assistências. Apontado como uma das primeiras escolhas do Draft da NBA, que será realizado na próxima quinta-feira (21), Luka Doncic conseguiu números de impacto: 17 de +/- e 16 de eficiência. Esta, inclusive, foi sua última partida com a camisa do clube. É esperado que o esloveno viaje para acompanhar a loteria direto no local. Gustavo Ayón, pivô mexicano, foi outro que desempenhou bem seu papel, sendo decisivo no garrafão.

Pelo lado do Baskonia, Rodrigue Beaubois (17 pontos) e Tornike Shengelia (16) foram os principais pontuadores. Já o brasileiro Marcelinho Huertas, ficou em quadra durante 19 minutos, marcou 8 pontos e distribuiu 5 assistências. Nem mesmo a atmosfera da torcida foi suficiente para empurrar o time de Vitoria Gasteiz ao empate na melhor de cinco. Apesar do vice-campeonato, a campanha foi satisfatória.

Nos quatro duelos, o Real manteve uma regularidade impressionante. Nem mesmo a derrota na abertura fez com que o panorama fosse diferente. Muito pelo contrário, deu mais força para os jogos seguintes. Agora, a taça vai para a capital por méritos de um elenco que soube explorar suas principais qualidades para derrubar um rival que vendeu caro.

O título coroa um ano excelente do Madrid, que já havia vencido a Euroliga em cima do Fenerbahce, por 85 a 80, no mês passado. Na Copa do Rei, outra competição disputada, derrota para o Barcelona (92 a 90), e segunda colocação geral.

A temporada de Luka Doncic 

Luka Doncic Real Madrid
Depois de brilhar na Espanha, Doncic está pronto para fazer a diferença na NBA. Foto: Arrizabalaga/ACB Photo

O jovem ala-armador atraiu os holofotes ainda mais depois do título da EuroBasket com a Eslovênia. Como se não bastasse, foi eleito MVP da Euroliga por conta da atuação decisiva em Belgrado: 15 pontos, 4 assistências e 3 rebotes. Mais jovem a conseguir o feito, brilhou na ACB e se consolidou no topo das estatísticas. Agora, resta saber qual franquia da NBA irá receber seus talentos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui