Scott Machado tem se destacado pelo South Bay Lakers e agora terá chance de jogar na Seleção Brasileira. Foto: Divulgação
Scott Machado tem se destacado pelo South Bay Lakers e agora terá chance de jogar na Seleção Brasileira. Foto: Divulgação

O técnico Aleksandar Petrovic divulgou na tarde desta sexta-feira a lista dos 15 jogadores convocados para a terceira janela das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2019. A grande novidade é o armador Scott Machado, do South Bay Lakers, da G-League, a Liga de Desenvolvimento da NBA. As outras novidade são o ala Jimmy, do Mogi Basquete, e o pivô Renan Lenz, do Bauru Basket.

O armador Marcelinho Huertas, do Baskonia (ESP), e o pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls, já eram nomes anunciados por Petrovic. Ao Basquete360, o treinador disse que Felício ganharia espaço e que, por ora, Nenê não seria convocado. A outra possibilidade de jogador da NBA era Raulzinho, mas o armador não figura na lista.

Os jogadores se apresentam na sexta-feira, dia 15, em Campinas, onde treinam, na Arena Concórdia, até o dia 26. No dia 27 embarcam para Caracas, Venuezuela. A ida para Medellin, Colômbia, será no dia 30 e a volta ao Brasil está marcada para 3 de julho.

Ausências sentidas na Seleção Brasileira

A exemplo da última janela, Marquinhos não foi convocado. O pedido de dispensa do ala do Flamengo, quando estava na lista dos dois primeiros jogos, ainda não foi digerido pelo técnico Aleksandar Petrovic. O armador Raulzinho, do Utah Jazz, era esperado entre os convocados, mas não apareceu. Ele é um agente livre restrito nessa pós-temporada da NBA, ou seja, qualquer time pode oferecer-lhe um contrato e o Jazz pode cobrir.

O pivô do Toronto Raptors Lucas Bebê e o ala do Sacramento Kings Bruno Caboclo ainda não receberam sua chance com Petrovic. Ambos são agentes livres restritos e têm seus futuros na NBA como incógnitas. A tendência é que na próxima fase, contra adversários mais difíceis, a convocação inclua ao menos um desses brasileiros da NBA.

Também foi lamentada a ausência de Gabriel Jaú, ala-pivô do Bauru Basket. O jovem de 19 anos teve grande evolução no NBB 10. Gui Bento estará novamente na relação, assim como fora nos jogos de Goiânia. O nome de Rafa Luz, armador que anunciou recentemente seu desligamento do Franca Basquete, é polêmico. Rafa tem sofrido com lesões nas últimas temporadas, jogou pouco por Franca, mas goza de prestígio com Petrovic por seu poderio defensivo. Ele assume o posto de Ricardo Fischer, sem clube desde que foi dispensado pelo Bilbao Basket, da Espanha. Fischer, na verdade, só esteve na convocação da última janela porque Rafa se machucou.

Como está a Seleção Brasileira e o que significam as Eliminatórias?

Para a Copa do Mundo de 2019, que será realizada na China, a Fiba implementou um formato de Eliminatórias. As seleções estão agrupadas regionalmente e avançam gradativamente de fase. A Seleção Brasileira lidera o Grupo B e já está classificada, com quatro vitórias em quatro jogos, assim como a Venezuela (3v1d). O Chile (1v3d) está em terceiro. A Colômbia, com quatro derrotas, estaria eliminada neste momento, mas vai jogar a vida contra o Chile e contra o Brasil para avançar.

Apesar de classificado, o Brasil precisa das vitórias. Os pontos conquistados são mantidos na etapa seguinte, quando se juntam os times do Grupo D. Neste momento, a República Dominicana lidera, invicta e classificada. Canadá (3v1d), garantido, e Ilhas Virgens (1v3d), seriam os outros adversários brasileiros. Bahamas está na mesma situação da Colômbia, com quatro derrotas. Os jogos serão disputados em setembro e novembro de 2018 e em fevereiro de 2019. Garantem-se na Copa do Mundo os três primeiros colocados e o quarto melhor colocado dos grupos E e F.

Convocados para Seleção Brasileira

Armadores

Marcelinho Huertas – Baskonia (ESP)

Scott Machado – South Bay Lakers (G-League NBA)

Yago Mateus – Paulistano (SP)

Rafa Luz – Franca Basquete (SP)

Alas

Vitor Benite – Murcia (ESP)

Léo Meindl – Franca Basquete (SP)

Jhonatan Luz – Paulistano (SP)

Jimmy – Franca Basquete (SP)

Gui Bento – Pinheiros (SP)

Alas-Pivôs

Lucas Dias – Franca Basquete (SP)

Lucas Cipolini – Franca Basquete (SP)

Pivôs

Renan Lenz – Bauru Basket (SP)

Rafael Hettsheimeir – Bauru Basket (SP)

Anderson Varejão – Flamengo (RJ)

Cristiano Felício – Chicago Bulls (NBA)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui