Yago, armador do Bauru e titular da Seleção Brasileira é um dos três brasileiros na lista do Draft. Foto: LNB

A aguardada lista com os nomes que se inscreveram para Draft da NBA em 2018 foi divulgada nesta última terça-feira. Em um total de 236 nomes estão os dois melhores jovens jogadores do Brasil, além de uma grande promessa tupiniquim. Gabriel Jaú, ala-pivô do Bauru, e Yago Mateus, armador do Paulistano são os dois jogadores que atuam em território nacional vistos com maior potencial de crescimento, já que ainda são bem jovens e bastante promissores. O outro nome brasileiro na lista é o pivô Michael Uchendu, do Bauru, que está sem jogar nos playoffs do NBB por causa de divergências na assinatura de um contrato profissional. Eles têm até o dia 11 de junho para decidirem se mantêm ou não suas inscrições. O recrutamento acontece no dia 21 de junho, em Brooklyn, Nova York.

O trio brasileiro já era observado por equipes da liga há algum tempo. Yago, armador do Paulistano tem apenas 19 anos e já é o destaque da sua equipe, além de ter sido titular nas convocações recentes para a Seleção Brasileira comandada pelo crota Aleksander Petkovic. Com 1,76m de altura, o paulista já participou de um tradicional evento no início do mês que reúne jovens talentos do basquete anualmente nos Estados Unidos, na qual foi analisado pelas franquias da NBA.

Outro destaque nacional na lista é Gabriel Jaú, ala-pivô do Bauru. Ele também tem 19 anos e seus 2,02m de altura. Gabriel tem sido peça importante do time bauruense nessa edição do NBB. O jogador esteve no Basquete Sem Fronteiras em 2016, programa de jovens comandado pela NBA e também pela Fiba.  Já Michael Uchendu, pivô de origem nigeriana e nascido no Brasil, tem sido observado desde 2016. Com 18 pontos e 10 rebotes de de média em um evento da antiga fornecedora de materiais esportivos da NBA, o jogador do Bauru acabou chamando a atenção de olheiros, que passaram a segui-lo no interior de São Paulo.

Gabriel Jaú, do Bauru, é outro brasileiro a figurar na lista do Draft da NBA. Foto: LNB

– Leia também: Curry e Warriors no topo das vendas nos EUA; LeBron e Cavs recordistas no Brasil

Luka Doncic é o destaque europeu

O destaque internacional da lista é o esloveno Luka Doncic, um dos principais nomes do cenário europeu e protagonista, ao lado de Goran Dragic, do título da Eslovênia na última EuroBasket, no meio do ano passado. Além dele o alemão Isaac Bonga; o letão Rodion Kurucs, do Barcelona; o croata Dzanan Musa, e o lituano Tadas Sedekerskis também merecem atenção. Outro personagem da lista é LiAngelo Ball, irmão do badalado calouro do Lakers, Lonzo Ball.

A lista inicial do Draft de 2018 teve um aumento de 30% no número de inscritos. São 236 ao invés de 182 em 2017. Desses, 181 jogaram o universitário e 55 são prospectos internacionais. Os nomes das universidades mais cotados para estarem entre as primeiras escolhas são DeAndre Ayton, de Arizona, Marvin Bagley, de Duke, e Michael Porter Jr., de Missouri. Além dos anunciados pela NBA, os times também podem escolher qualquer formando das universidades americanas e jogadores nascidos em 1996 que atuam no basquete internacional.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui