LBF terá nove equipes em sua nova edição, que começará em Janeiro de 2018. Foto: Divulgação

A oitava edição da LBF (Liga de Basquete Feminino) que inicia em janeiro de 2018, já tem seus participantes definidos. Serão nove equipes participantes, três a mais que nas duas últimas edições do campeonato nacional feminino.

Quatro equipes serão novidades pelas quadras do basquete feminino brasileiro nesta temporada, são elas: Poty/BAX/Catanduva, Funvic/Ituano, São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip e Vera Cruz Campinas.  Completam as equipes no campeonato nacional cinco time que disputaram a temporada passada: Blumenau, Presidente Venceslau, Sampaio Basquete, Santo André/APABA e Uninassau Basquete.

O lançamento da LBF CAIXA 2018 acontece no dia 12 de dezembro, no Espaço CAIXA Cultural, em São Paulo (SP). A bola subirá em janeiro para a primeira fase do campeonato, que terá 18 rodadas em dois turnos para definir quem avança para os playoffs. As fases quartas de final e semifinal serão disputadas em séries melhor de três jogos. A grande final será disputada em uma melhor de cinco partidas.

O Jogo das Estrelas acontecerá ao final da fase de classificação e será na casa do primeiro campeão da LBF, Santo André. A quarta edição da partida entre as principais estrelas do basquete feminino será realizado no dia 8 de abril e pela primeira vez na história terá o torneio de enterradas. Entre as novidades para a nova temporada, todas as partidas do campeonato, tanto na fase de classificação quanto nos playoffs serão transmitidas via web.

Uninassau foi o vice-campeão da LBF
Vice-campeão, Uninasssau será um dos nove times participantes da temporada 2018. Foto: João Pires/LBF

Confira abaixo a lista completa das equipes:

Uninassau Basquete – A equipe pernambucana vem para sua quarta temporada, tendo sido finalista em 2014/2015 e terceira colocada na temporada seguinte, sob o nome Uninassau/América. No comando, segue o campeão Roberto Dornelas, que venceu a Liga em 2013 ainda pelo Sport.

Blumenau – O atual campeão catarinense retorna para sua segunda participação consecutiva no nacional, a terceira desde 2010. Em 2011/2012, a equipe chegou até as quartas de final do torneio;

Funvic/Ituano – Estreante, a equipe terá sede em Itu (SP) e contará com o comando de um velho conhecido da modalidade, o medalhista olímpico Antônio Carlos Barbosa, medalhista de bronze em Sydney (2000) com a seleção feminina e duas vezes finalista da LBF;

Poty/BAX/Catanduva – A equipe fundada neste ano já conquistou os Jogos Regionais e alcançou as semifinais do Campeonato Paulista, treinada por Fernanda Hartwig. Catanduva volta ao campeonato nacional após seis anos, quando chegou às semis da LBF em 2012. A cidade já teve uma equipe campeã brasileira em 2009/2010.

Presidente Venceslau – A equipe do oeste paulista, comandada pelo técnico Flavio Prado, está na LBF CAIXA desde a temporada 2014/2015 e é o atual vice-campeão paulista.

Sampaio Basquete – O representante do Maranhão vem para sua terceira participação seguida. Campeão logo na temporada de estreia, o Sampaio ficou na fase semifinal da LBF CAIXA 16/17. A ídolo Iziane, MVP das Finais da LBF 15/16, assumiu a diretoria técnica e tem a missão de montar o novo elenco e comissão técnica da equipe.

Santo André/APABA – O primeiro campeão da LBF é também a única equipe a participar de todas as edições desde 2010. Atual campeão do Campeonato Paulista, a equipe do técnico Bruno Guidorizzi tem como novidade a repatriação da cubana Ariadna, campeã pela equipe em 2010 e maior cestinha da história da LBF.

São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip – A equipe do ABC paulista faz sua estreia na LBF, sob o comando do técnico Marcio Bellicieri. Fundado em 2015, o projeto trouxe a modalidade de volta à cidade após sete anos e, desde então, já conquistou o título da série A-2.

Vera Cruz Campinas – Apesar de estreante, a equipe traz uma direção já vitoriosa na competição. No comando, está o atual campeão da LBF, Antônio Carlos Vendramini, que ao todo tem três troféus da Liga. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui