A terceira rodada da Euroliga teve início nesta terça-feira, com dois times visitantes superando os donos da casa. Na Catalunha, o Barcelona foi superado por 81 a 75 pelo Zalgiris Kaunas (LIT) e em Israel, o Olympiacos (GRE) derrotou o Maccabi Tel-Aviv por 69 a 68. Os gregos foram uma das três equipes a permanecerem invictas. Também estão com recordes perfeitos o Real Madrid, que venceu por 100 a 90 bom jogo contra o Milan, e o Khimki (RUS), que superou o Crvena Zvezda Belgrade (SER), por 85 a 78.

Confira como venceram os invictos da Euroliga

Khimki Moscow (RUS) 85×78 Crvena Zvezda Belgrade

Sem grande alarde, o Khimki vai se consolidando como uma das grandes forças desta Euroliga. O armador Alexey Shved fez 18 pontos e bateu seu recorde de assistências na competição, com nove. MVP do último Eurobasket com sua seleção e atual MVP da EuroCup, Shved tem médias de 17.7 pontos e 4.7 assistências por jogo até agora. O cestinha foi o ala-armador norte-americano James Anderson, com 24 pontos, além de cinco rebotes. O Crvena Belgrade teve o pivô francês Mathias Lessort, draftado pelo Philadelphia 76ers neste ano, como melhor em quadra. Foram 12 pontos e oito rebotes. Seu companheiro de garrafão Milko Bjelica marcou 15 tentos e apanhou cinco ressaltos.

Já nesta quinta, o Khimki, que vai terminar a terceira rodada na segunda colocação geral, terá um duelo de invictos contra o Olympiacos, em Atenas. No mesmo dia, o Belgrade recebe o Maccabi Tel-Aviv em busca da segunda vitória na competição.

Maccabi Tel Aviv (ISR) 68×69 Olympiacos (GRE)

A ausência da lenda Vasilis Spanoulis não impediu o Olympiacos de conquistar uma importantíssima vitória fora de casa. Os gregos superaram os 22 pontos de Norris e Cole e 14 de Pierre Jackson com uma atuação impecável de Georgios Printezis. O pivô grego fez 21 pontos, sendo seis deles seguidos nos últimos cinco minutos, e pegou nove rebotes. Nenhum outro jogador do Olympiacos chegou a dígitos duplos, mas somente um não pontuou, dos 11 que jogaram.

O Maccabi Tel Aviv teve menos força coletiva, porém foi superado apenas no quesito arremessos de três (3/15 contra 7/28). O time israelense, comandado por Nejan Spahija, volta à quadra nesta quinta, contra o Belgrade (SER), fora de casa. Ambos buscam sua terceira vitória em quatro jogos. Já o Olympiacos recebe o Khmiki (RUS) em duelo de invictos que hoje dividem a liderança da competição.

Real Madrid 100×91 Olimpia Milan

Parece mentira, mas não é. Com apenas 18 anos, Luka Doncic vem dominando a Euroliga. Nesta quinta, o Real Madrid se manteve invicto após belo jogo contra o Olimpia Milan liderado pelo jovem esloveno, que fez 27 pontos, pegou oito rebotes, deu cinco assistências e roubou três bolas. Sua performance em 28 minutos de quadra foi acompanhada por uma bela partida de Gustavo Ayón. O pivô mexicano anotou 13 pontos, apanhou cinco rebotes, distribuiu seis assistências e ainda teve três roubadas de bola. O armador argentino Facundo Campazzo fez 14 pontos e deu seis passes decisivos, mas teve quatro turnovers.

O Milan teve grande exibição de um jogador vindo do banco. O pivô lituano Arturas Gudaitis fez 20 pontos, pegou sete rebotes e deu quatro tocos em 22 minutos. Os italianos chegaram a estar à frente do placar, equilibraram a partida inteira, mas seguem sem vencer na Euroliga. Nesta quinta, eles recebem o também pressionado Barcelona, com o objetivo de sair da lanterna.

Barcelona perde e tem início preocupante na Euroliga

Se em Madri os torcedores foram dormir felizes, não se pode dizer o mesmo na Catalunha. O Barcelona recebeu o Zalgiris Kaunas no Palau Blaugrana e perdeu por 81 a 75, a segunda em três jogos. O time lituano foi comandado pelo armador sérvio Vasilije Micic, de 23 anos, que marcou 20 pontos e deu oito assistências em 28 minutos. O esloveno Kevin Pangos fez 16 pontos enquanto o ala norte-americano Aaron White veio do banco e contribuiu com 13 e cinco rebotes. Pelo time espanhol, o ala húngaro Adam Hanga tentou impedir a derrota com um duplo-duplo de 19 pontos e 10 rebotes. O armador finlandês Petteri Koponen fez 13 e deu seis assistências.

Com a derrota, o Barcelona está na 11ª posição, mas pode terminar até na 14ª e antepenúltima. Para isso, é preciso que Baskonia (ESP), Efes Istambul (ISR) e Brose Bamberg (ALE) vençam nesta sexta. Os catalãos tentarão se recuperar diante do lanterna Milan, nesta quinta, na Itália.

2 COMENTÁRIOS

  1. Qual a diferença entre Euroleague,Eurocup,Champions League e Fiba Eurocup?
    Quais os criterios de classificação,por exemplo quais criterios os times espanhois se classificam para cada competição?

    • Em resumo, Euroleague é a principal competição. Eurocup é competição B, que dá vaga ao campeão na Euroleague. Champions League foi criada pela Fiba depois de briga com a Euroleague e agora é o torneio que dá vaga à Copa Intercontinental contra o campeão da Liga das Américas. Europe Cup, da Fiba, é a competição “B” DA FIBA entre times europeus. Critérios de classificação tem que pesquisar exatamente, esse ano foi um pouco confuso. Se vc prometer voltar sempre, a gente promete fazer um post só sobre isso. É uma ótima ideia!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui