Érica de Souza pela Euroliga
Érica de Souza do Perfumerias Avenida na Euroliga . Foto FIBA

Começaram as emoções das principais competições europeias do basquete feminino. Nesta quarta-feira, as edições femininas da Euroliga e EuroCup, juntas, realizaram mais de 15 jogos e reuniram grandes estrelas. E o Brasil teve 100% de aproveitamento na estreia, com vitórias de suas três representantes, as pivôs Érika de Souza, Clarissa e Nádia Colhado.

– Leia também: quer entender tudo sobre as competições? Confira nosso guia!

O Perfumarias Avenida (ESP), de Érika de Souza, não encontrou dificuldades para vencer o BLMA (FRA), por 64 a 34. Érika atuou por 18 minutos, pegou sete rebotes e marcou seis pontos, tendo 60% de aproveitamento em arremessos de dois.  À frente do placar desde o período inicial, o time espanhol revezou bastante as jogadoras em quadra.

No próximo jogo, a equipe da brasileira enfrentará o russo UMMC Ekaterinburg, time da norte-americana Brittney Griner, medalhista de ouro nos Jogos Rio 2016 e atleta do Phoenix Mercury, da WNBA. Na última temporada, Griner foi eleita “top 5” da fase regular.

@brittneyyevettegriner scores 18pts and @bk_ugmk ?? outlast resilient @wislabasket ?? (79-68) ! #EuroLeagueWomen

Uma publicação compartilhada por EuroLeague Women (@euroleaguewomen) em

Medalhistas saem na frente

Atual campeão, o Dynamo Kursk (RUS), jogando em casa, derrotou o Caastor Braine (ALE), por 84 a 68. O destaque da partida foi a sérvia Sonja Petrovic. Atual vice-campeão, o Fenerbahçe (TUR), em jogo disputado e com alternâncias no placar, conseguiu, em casa, a vitória sobre o Nadezhda (RUS), por 67 a 61. O UMMC Ekaterinburg (RUS), terceiro colocado em 2016/2017, derrotou o Wisla Can-Pack (POL), por 79 a 68.

Fator casa é decisivo na Euroliga Feminina

Em todos os oito jogos da primeira rodada os mandantes conquistaram vitórias. Completando a tabela o ESBVA-LM (FRA) venceu o CCC Polkowice (POL), por 65 a 60. O Yakin Dogu Universitesi (TUR) levou a melhor contra Famila Schio (ITA), 67 a 64. As meninas do ZVVZ Usk Praha derrotaram o Tango Bourges (FRA), 64 a 61. O Sopron Basket (HUN) garantiu a vitória contra o Galatasaray (TUR), pelo placar de 72 a 55.

History ? Drama ? Top level of basketball ? #EuroLeagueWomen ? is officially back!

Uma publicação compartilhada por EuroLeague Women (@euroleaguewomen) em

Com 40 clubes e 500 atletas, EuroCup começa bem para brasileiras

Menos glamorosa que a Euroliga, a EuroCup movimenta muito mais equipes. Somente na primeira rodada, disputada na quarta-feira, foram 12 partidas. Diferentemente do que foi visto na Euroliga, desta vez os visitantes conseguiram surpreender.

O francês Flammes Carolo, da brasileira Clarissa dos Santos, foi à Hungria e derrotou o VTK Miskolc, por 68 a 58. Após forte primeiro quarto, a equipe da França não largou mais a liderança do placar. Com 29 minutos em quadra, Clarissa marcou 14 pontos, recuperou sete rebotes e foi a cestinha de sua equipe, ao lado da armadora Amel Boudera.

Clarissa dos Santos na EuroCup
Clarissa dos Santos foi a cestinha da partida na vitória do Flammes Carolo na EuroCup. Foto: Divulgação/Fiba

O mesmo aconteceu no confronto entre os espanhóis Spar Citylift Girona, time da brasileira Nádia Colhado, e o Lointek Gernika Bizkaia. Em sua estreia na competição europeia, Nádia, com um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes, ajudou na vitória de sua equipe, por 93 a 51.

Nadia Colhado na EuroCup
Recuperada de lesão, Nadia Colhado vence o bola ao alto na estreia de sua equipe na EuroCup. Foto: FIBA

Nádia voltou a jogar após se recuperar da cirurgia no punho que a afastou da temporada da WNBA, quando atuava pelo Indiana Fever. Ela também não pode participar da Seleção Brasileira que disputou a Fiba AmeriCup 2017 e acabou sem a vaga no Mundial de 2018.

A próxima rodada da EuroCup com Brasil em quadra será na próxima quarta-feira, dia 18 deste mês. Pelo grupo F, o Flammes Carolo (FRA), de Clarissa, irá enfrentar, em casa, o Rutronik Stars Keltern, da Alemnhã. Já o Girona (ESP), time de Nadia, volta às quadras pelo pelo grupo G no dia 19, quando irá sediar a partida contra o francês Basket Landes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui