Representantes do Brasil na Liga Sul-Americana, Flamengo, Pinheiros e Universo/Vitória já sabem o caminho que terão pela frente no torneio. A Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet) anunciou, nesta quarta-feira, os grupos, sedes e datas da primeira fase da competição.

O Flamengo está no Grupo A, cuja sede é em Chocó, na Colômbia, ao lado de Cimarrones, time anfitrião, San Martín de Corrientes, da Argentina, e Hebraica Y Macabi, do Uruguai. Os jogos serão nos dias 3, 4 e 5 de outubro. A ordem das partidas ainda não foi divulgada.

LEIA MAIS: Reforços do Flamengo animados para a temporada: ‘Conquistar mais títulos’

O Pinheiros é o represetante brasileiro no Grupo B, que será disputado em Montevidéu, no Uruguai, nos dias 10, 11 e 12 de outubro. O clube paulista terá os seguintes times como rivais: Quilmes de Mar del Plata (Argentina), Osorno Basquetebol (Chile) e o anfitrião Aguada.

O Vitória vai sediar o Grupo C, nos dias 17, 18 e 19 de outubro. Em Salvador,  vai receber Estudiantes de Concordia (Argentina), Malvín (Uruguai) e Guaros de Lara (Venezuela).

Vitória, Pinheiros e Flamengo chegaram à Liga Sul-Americana via o NBB. Eles foram terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente, da última edição.

O Grupo D será disputado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, na Bolívia, com o campeão local (ainda a ser decidido), Regatas Lima, do Peru, Olimpia, do Paraguai, e HR Portoviejo, do Equador.

Formato da Sul-Americana

O sistema do torneio é o seguinte: os dois primeiros colocados dos grupos A, B e C e o terceiro melhor colocado geral destas chaves avançam à fase semifinal. Apenas o campeão do Grupo D se classificará.

As oito equipes serão divididas em dois grupos, cada um com quatro times. Novamente, todos jogam contra todos dentro da mesma chave. O campeão de cada grupo avança para a final. O campeão da Liga Sul-Americana garante vaga na Liga das Américas.

O Mogi das Cruzes/Helbor é o atual campeão do torneio. Por sinal, os times brasileiros têm dominado o torneio, com os quatro últimos títulos. Brasília ganhou em 2013 e 2015 e o Bauru em 2014.

COMPARTILHAR
O Basquete360.com tem a missão de oferecer aos leitores informações de qualidade sobre tudo o que acontece no mundo da bola laranja. Nossa missão é mostrar "basquete por todos os ângulos" em uma cobertura multimídia e interativa. Participe conosco comentando e seguindo nas redes sociais.