Basquete360.com

Europa

Sabonis critica mudança de calendário da Fiba e criação de Eliminatórias

A mudança no formato de classificação para a Copa do Mundo, que será via Eliminatórias, ainda repercute. Presidente da Federação de Basquete da Lituânia, Arvydas Sabonis criticou a Fiba. Para ele, a intenção da entidade de aumentar o interesse pelo basquete com jogos das seleções com mais frequência pode resultar justamente no contrário. O tiro pode sair pela culatra, pois os times devem ter desfalques nas Eliminatórias. A NBA não deve liberar todos os atletas, por exemplo.

“As pessoas devem ficar desapontadas. Os fãs vão para assistir aos melhores jogadores. Não somos a Espanha, que pode não ter dez jogadores, mas há outros dez que são realmente bons e criarão interesse. Não temos isso. Para nós, a perda de qualquer jogador é uma ferida”, declarou Sabonis, ao site “15min”. O atual presidente da Federação da Lituânia é uma lenda no basquete, sendo campeão olímpico com a antiga União Soviética e com destaque na NBA.

LEIA MAIS! Pau Gasol critica pressão da NBA: ‘Coloca o jogador contra a parede’

Além da NBA, há indefinição se a Euroliga vai liberar os atletas para as seleções nas Eliminatórias. O cenário atual indica que os times não terão força máxima nas janelas. Os primeiros jogos serão em novembro – a Lituânia vai encarar o Kosovo no dia 23.

“Estamos nos preparando. Veremos o que acontecerá com a Euroliga. Quem vai jogar e quem não irá. Quero que todos possam jogar, claro, mas, a menos que algo dramático aconteça, não acho que algo mudará”, acrescentou Arvydas Sabonis.

Lituânia na EuroBasket

A mudança no calendário começou de fato nesta temporada. A EuroBasket deixou de dar vagas para a Copa do Mundo, por exemplo. Agora, todas as seleções terão de disputar Eliminatórias para garantir vaga no Mundial da China, em 2019.

Do elenco da Lituânia na EuroBasket – o time caiu nas oitavas de final para a Grécia -, Jonas Valanciunas, do Toronto Raptors, e Mindaugas Kuzminskas, do New York Knicks, atuam na NBA e podem ser desfalques nas Eliminatórias. Jonas Maciulis, do Real Madrid, é outro que corre o risco de não ser liberado.

Mais Lidas


Últimas Notícias

O Basquete360.com é o maior portal exclusivamente sobre basquete no Brasil. Nossa missão é trazer uma cobertura completa do esporte, desde a NBA até as divisões de base. Aqui você vai encontrar notícias, entrevistas exclusivas, vídeos, fotos, crônicas de jogos e opinião sobre o melhor esporte do mundo.

Facebook

Copyright © 2017 Basquete360.com

Topo