Os Estados Unidos até passaram sufoco e se viram num “buraco” de 20 pontos, mas conseguiram virar e venceram a Argentina, neste domingo, conquistando o título da Fiba AmeriCup. O técnico Jeff Van Gundy destacou a atmosfera da decisão e os fatores que levaram o time norte-americano à virada na Copa América.

“Quero agradecer ao povo argentino pelo espetáculo que proporcionaram. A Argentina é uma grande equipe que nos superou no primeiro tempo. Mas, no segundo tempo, as ações individuais, o jogo coletivo e a grande atuação do MVP Warney foram fundamentais para virar o placar”, analisou o treinador.

LEIA MAIS: Estados Unidos e Argentina dominam o quinteto ideal da Copa América

Os Estados Unidos levaram um time alternativo para a Copa América, com dois jogadores da NBA (Darrun Hilliard II, do Detroit Pistons, e Marshall Plumlee, do Los Angeles Clippers), e a maioria dos atletas da G-League. A seriedade independe de nomes do time.

“Encaramos este campeonato com muita seriedade, tanto no Uruguai como na Argentina. Queríamos fazer algo grande e conseguimos. Tivemos sempre uma mentalidade positiva e isso se demonstrou na final”, concluiu Jeff Van Gundy.

Os Estados Unidos na Copa América

Os Estados Unidos conquistaram a Copa América pela sétima vez. O time norte-americano avançou via o Grupo C, disputado em Montevidéu, com vitórias sobre Panamá, Uruguai e República Dominicana. Na semifinal, triunfo sobre Ilhas Virgens. A decisão contra a Argentina foi de tirar o fôlego. Os Estados Unidos ficaram 20 pontos atrás do placar no terceiro período. Porém, conseguiram virar e sacramentaram mais um título para a galeria.

Cestinha norte-americano no torneio, com média de 13,4 pontos, Darrun Hilliard II foi eleito para o quinteto ideal da Copa América, ao lado do MVP Jameel Warney, que atua pelo Texas Legends, da G-League. O pivô, de 23 anos e 2,03m, foi decisivo na final, com 21 pontos e 7 rebotes.

COMPARTILHAR
O Basquete360.com tem a missão de oferecer aos leitores informações de qualidade sobre tudo o que acontece no mundo da bola laranja. Nossa missão é mostrar "basquete por todos os ângulos" em uma cobertura multimídia e interativa. Participe conosco comentando e seguindo nas redes sociais.